Redução das barreiras de entrada: Amazon e o mercado de luxo
Com as novas tecnologias que surgem a
cada dia, acho muito interessante o movimento de redução das barreiras de
entrada, aqueles fatores que servem como proteção de um mercado que impede que
concorrentes entrem em um determinado mercado, no qual analisamos estes fatores
no momento de realizar o Planejamento Estratégico de uma empresa. É o que
ocorre com o Uber e sua entrada em outros mercados que não se limitam apenas ao
transporte privado, e também com a Amazon que esta com muita frequência
entrando em outros mercados teoricamente não ligados ao seu negócio principal.
Isso é o que eu chamo de “não mercados” ou a não delimitação de setores.
Isso que dizer
que alguns setores não são mais delimitados por produtos ou geograficamente
como ocorria antigamente, mas sim por consumidores e seus comportamentos de
compra. É o que ocorre agora com a Amazon e sua entrada no mercado de roupas de
luxo (veja a matéria completa no B9), da mesma forma
que a sua rival, Alibaba, fez em 2017. Interessante este movimento
da empresa no sentido de se tornar um novo entrante no mercado e mostrando o
poder da empresas em aproveitar as oportunidades que surgem.
Este movimento
é importante para você estrategista de Marketing, porque, isso é mais um sinal
de como a concorrência surge de forma rápida. E mais uma característica destes
novos mercados que nós como leitores de mercado devemos estar constantemente
alerta.