Dica de leitura: os dez melhores livros de 2019 (que eu li...!!!)

No ano passado recebi uma sugestão muito bacana de um aluno: “professor, você não poderia fazer uma lista dos 10 livros que todo Marketólogo deveria ler?” Nossa, achei muito legal a dica, mas um desafio e tanto, porque, gosto muito de ler e tenho dificuldade em escolher os 10 melhores, mas a dica valeu, e muito. Este será um projeto futuro. Com base nesta ideia, resolvi desenvolver esta postagem, qual os 10 melhores livros que eu li ano de 2019.
No ano passado li e ouvi (agora também estou usando áudio books) mais de quarenta livros, o que dificultou um pouco esta lista. Apenas por curiosidade, faço a escolha de minhas leituras tendo como base três grandes focos: Marketing/negócios – desenvolvimento pessoal – entretenimento. Para esta lista, o que diga-se de passagem foi muito difícil, estipulei dois grandes focos: Marketing/ negócios e diversos. A lista também não está em ordem de importância, mas sim, cronológica. Como sei que vocês sempre pedem dicas de leitura, caso queiram a lista completa, fique à vontade para me perguntar.
Então, vamos lá a minha seleção. Após cada título apresento os motivos que me levaram a esta leitura.
MARKETING E NEGÓCIOS
1.    Psychonomics: Como o funcionamento da mente ajuda a definir nosso comportamento consumidorEste livro faz parte de meus estudos de comportamento do consumidor. Tendo como base a economia comportamental, ajuda a entender os comportamentos, não racionais, dos consumidores. Motivo da escolha: ajudar o entendimento do comportamento do consumidor.
2.    A fórmula do lançamentoTraz dicas e um método usado pelo autor para lançamento de produtos no ecossistema digital. Muito interessante para entender, um pouco mais, estratégias digitais. Motivo da escolha: melhorar e compreender técnicas de lançamento e desenvolvimento de produtos.
3.    Gestão do Relacionamento e Customer Experience – A Revolução na Experiência do ClienteAjuda a entender o ciclo de cliente, e consequentemente a gestão de relacionamento. Achei muito legal pela forma didática de apresentação dos conteúdos, um verdadeiro manual. Motivo da escolha: entender melhor o ciclo do cliente.
4.    Os InovadoresEste livro apresenta uma visão histórica completa dos primórdios dos computadores elencando a contribuição dos pesquisadores (inovadores) que ajudaram a moldar o contexto que nos encontramos hoje. Motivo da escolha: compreender o contexto e entender melhor como chegamos até o momento.
5.    Isso É Marketing: Para Ser Visto É Preciso Aprender A Enxergar. Bom, este eu nem preciso comentar porque é de um autor que gosto muito, e já fiz até uma postagem falando deste livro. Apaixonados por Marketing gostarão da abordagem e das reflexões contidas neste livro. Motivo da escolha: fortalecer e questionar os preceitos em Marketing.
6.    Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtosEste é um verdadeiro manual que como desenvolver estratégias digitais para as principais plataformas. Conduz o leitor passo a passo, desde a criação de um avatar até as métricas para as suas estratégias digitais. Motivo da escolha: fortalecer as técnicas de Marketing Digital.
7.    Marketing e comunicação em tempo real (áudio book). Mostra reflexões interessantes de como as empresas devem ser ágeis no contexto digital. A experiência do autor ajuda na reflexão sobre o papel do Marketing perante uma economia em “tempo real”. Motivo da escolha: fortalecer e questionar os preceitos em Marketing.
8.    Neurodesign: Como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. Quem me acompanha sabe que adoro estudar Neuromarketing. Este livro além de apresentar estratégias de Neuromarketing, apresenta um foco em como melhorar e potencializar o design para produtos, serviços e comunicação. Motivo da escolha: ajudar o entendimento do comportamento do consumidor. Fortalecer os conceitos em Neuromarketing.
9.    Organizações Exponenciais (áudio book). Eu já havia lido o livro físico, e este ano resolvi ouvir o áudio book. É um panorama rico do contexto digital e nos ajuda a entender como as empresas que nasceram neste contexto conseguiram crescer e prosperar, além de mostrar um método que pode ser replicado em outras organizações. Motivo da escolha: entender os parâmetros que norteiam o contexto atual.
10. Sprint – O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco DiasO livro apresenta um método inovador para acelerar o desenvolvimento de produtos usado por várias empresas no momento, como por exemplo, o Google. Muito bom para quem procura processos mais ágeis para lançamento de produtos. Motivo da escolha: melhorar e compreender técnicas de lançamento e desenvolvimento de produtos.
11. Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua MarcaO melhor livro de storytelling que já li, e olha que já forma muitos. Gosto do método que o autor desenvolveu, simples e estratégico. Motivo da escolha: melhorar as técnicas de comunicação.
12. Todo Marqueteiro É Mentiroso! Mais um livro do Seth Godin na lista. Este livro também já fiz uma postagem. Adoro o caráter provocativo do autor. Motivo da escolha: fortalecer e questionar os preceitos em Marketing.

 DIVERSOS
1.    A matemática nos tribunais: uso e abuso dos números em julgamentoEste livro foi sugestão de um amigo professor de matemática, porque ele sabe como gosto de estudar análise de dados e números para a tomada de decisão. Trata de comportamento humano e erros de análise de dados.
2.    Clube da Lutaé o livro que serviu de base para o filme. Como achei um dos melhores filmes que já assisti, não poderia deixar de ler o livro.
3.    Fome de PoderGosto muito de biografias, porque acho que aprendemos muito com a história de vida de outras pessoas. Foi o livro base para o filme, com mais detalhes. Para quem gosta de gestão é uma ótima leitura.
4.    Frankenstein (áudio book). Este é áudio faz parte de meus objetivos de vida de ler (em alguns casos, reler) os clássicos da literatura, e que clássico!!! Gostei muito. Releitura.
5.    A Guerra dos Tronos. As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro 1Depois de me apaixonar pelo seriado da HBO, e ficar frustrado com o término, nada melhor que continuar com a experiência, agora lendo o livro. Já estou no segundo livro. Com certeza entrará na lista do ano que vem.
6.    História da Psicologia (áudio book). Como gosto muito de entender o que se passa na cabeça dos consumidores, nada melhor que conhecer um pouco sobre a história da psicologia, permite ótimos insights.
7.    Moby Dick (áudio book). O mesmo caso dos clássicos, e vale a menção… mas que clássico. Releitura.
8.    Mourinho RockstarEste entra no campo das biografias. Gosto muito de futebol e nada melhor que aprender sobre estratégias e histórias de vida tendo como base este polêmico técnico de futebol.
9.    O coach de um trilhão de dólares: O manual de liderança do Vale do SilícioHistória de vida e liderança do homem que foi conselheiro dos mais importantes líderes da atualidade.
10. Odisseia de Homero (áudio book).  O mesmo caso dos clássicos, ajuda a enriquecer nossa cultura geral. Releitura.
Essas é a minha lista e, para variar, não consegui me restringir a 10 livros…, mas acho que vale as dicas.
Um excelente ano, e boa leitura.



Postagens mais visitadas