A arte de contar histórias

Um dos mais importantes autores de Marketing da atualidade, Seth Godin, menciona em um dos seus livros que o Marketing é a arte de contar histórias. Acho um conceito interessante, e para refletir. Acredito que possa ser um complemento importante ao conceito que conhecemos, no qual diz que o Marketing é a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, ou o conceito que gosto de enfatizar, o Marketing é a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, e a busca em transformá-los em pessoas melhores.

Acho que é um complemento interessante porque, só iremos comprar de uma organização se acreditarmos nela, ou seja, se acreditarmos na história que ela conta. Só adquirimos um produto se a história for capaz de explicar de forma clara o problema que esta resolvendo – a necessidade e desejo. Só prestamos atenção em uma mensagem publicitária, ainda mais em um contexto com tantos ruídos, se existir uma boa história. E, como buscamos cada vez mais transparência das organizações, nos envolvemos com marcas que conseguem mostrar o seu propósito de forma clara, por meio de uma história convincente.

Assim, pelo fato de gostarmos de histórias – fomos educados por meio de histórias que nos mostravam os valores da vida, o conhecimento, em um passado remoto, era transmitido verbalmente por meio de histórias, e por termos maiores possibilidades de se envolver com um personagem porque nos colocamos em sua situação graças aos neurônios espelho, a arte de contar histórias é realmente um ótimo complemento ao conceito de Marketing.


Postagens mais visitadas