domingo, 18 de maio de 2008

Porque sujar faz bem...



Porque sujar faz bem. Você já deve ter visto este slogan em algum meio de comunicação de massa como no jornal, TV ou rádio. É o slogan do sabão em pó OMO. Durante muito tempo o seu conceito foi focado nos atributos do produto como a capacidade de deixar as roupas mais limpas e brancas – O branco total. Agora, a empresas mudou o seu slogan e conseqüentemente o conceito de seu produto.
Mas, o que você acha que levou a empresa a mudar o seu slogan e conseqüentemente o conceito de seu produto? E, naturalmente, o que este caso tem haver com marketing?
Esta mudança ocorreu porque a empresa esta antenada ao mercado. Sabe escutar aos seus consumidores e identificar as mudanças que ocorrem em suas percepções, ou como os consumidores percebem os produtos oferecidos pela organização. Com uma cultura de ouvir o consumidor e conseqüentemente de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores (o conceito de marketing, lembra-se?), constatou que os consumidores traduziram o seu sentimento pela marca como sensibilidade e não como brancura. Sai os atributos técnicos e entram os sentimentos criados pelos consumidores.
Ciente desta situação a empresas mudou não apenas o seu slogan mas também todas as suas campanhas publicitárias e o seu site promocional. Ao invés de presenciarmos donas de casa lavando roupas e constatando como a sabão em pó deixa as roupas mais brancas, percebemos, agoras, crianças bonitas, alegres e naturalmente, sujas. Mas esta sujeira é tão sutil que acabamos por achar bonito ve-las desta forma e, naturalmente pensamos que devemos deixar as crianças se divertirem porque no final o sabão em pó irá limpar a sujeira.
Esta mudança conceitual e promocional visa valorizar, cada vez mais, que o sabão em pó não esta vendendo uma forma mais eficaz de se lavar roupas, mas sim uma forma mais adquada de tratar bem a sua família e os seus filhos. Com a correria do dia-a-dia em que as mulheres passam cada vez menos tempo com os seus filhos e com a sua família, elas buscam não apenas a brancura de uma roupa mais limpa, mas também a brancura que possa trazer a felicidade a sua família. E o que melhor pode demonstrar felicidade aliada a brancura do que criança brincado de se sujar sem a preocupação de que suas roupas não poderão ser mais limpas.Isso é o comportamento do consumidor mudando e as empresas atuando de forma a melhor atender as estas mudanças, entendendo os consumidores e, naturalmente, satisfazendo as suas necessidades e desejos.

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