domingo, 18 de maio de 2008

O Caso Homem Aranha III



Um dos maiores sucessos de bilheteria dos últimos tempos, não apenas no Brasil como no mundo todo, foi à continuação da trilogia Homem Aranha, agora em seu terceiro episódio, lotando os cinemas como nos filmes anteriores. Mas, você deve estar se perguntando, o que isso tem haver com Marketing?
Bom, poderíamos facilitar o entendimento apenas mencionando a intensa propaganda divulgada nos meios de comunicação, os trailers apresentados de forma homeopática para gerar um burburinho no mercado e as promoções dos cinemas e da distribuidora, como também esta ocorrendo com o aguardado lançamento dos Quatro Fantásticos e o Surfista Prateado e também aconteceu com o terceiro filme da série Piratas do Caribe, mas, vamos um pouco mais além em nossa viagem pelo mundo do marketing.
O caso HM3 é um exemplo de como as organizações, com o objetivo de melhor satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores (o conceito de marketing, lembra-se?), modificam os seus produtos.
O HM3 é um filme extremamente ágil, não apenas no corte das imagens, da mesma forma que ocorre com os intervalos comerciais, mas também nas cenas de luta com os seus arquiinimigos; um enredo simplificado e fácil de entender e acompanhar, até mesmo para aquelas pessoas que não assistiram aos filmes anteriores; uma menor complexidade entre os diálogos; crise existencial do protagonista, comum entre os jovens, faixa etária a qual o filme é destinado; a intensa batalha entre o bem e o mal; um jovem fraco que se torna o grande herói; um romance que vai e volta, mas que no final terminam juntos e felizes; e uma galeria de vilões que querem tirar a paz de nosso herói, aqueles que conhecem a saga do “aracnídeo preferido da vizinhança” acharam uma heresia; enfim, todos os atributos do produto são destinados ao público juvenil, o que em marketing conhecemos como Segmentação de Mercado, ou seja, literalmente dividir o mercado para um melhor conhecimento de seus consumidores, e assim criar produtos e serviços destinados a este segmento.
O mais interessante é que esta estratégia é usada em vários campeões de bilheteria como a saga do bruxinho Harry Porter, X-men, os já citados Piratas do caribe e Os Quatro Fantástico, entre tantos outros.Repare no enredo destes filmes que você verá como as organizações, identificando as necessidades e desejos do segmento estudado, criam produtos para resolver os problemas identificados.
Como já dissemos em outras colunas, isso é marketing, e você pode perceber as organizações usando as estrtatégias mercadológicas constantemente em seu cotidiano.Tente, você vai gostar dos seus resultados e verá que o marketing não é tão difícil quanto parece.

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