Presente de Grego
Deu o que falar, principalmente
nas redes sociais, a proposta de parceria sugerida pelo Burger King ao Mc
Donald’s para comemorar o dia mundial da paz. A iniciativa era que as duas rivais deixassem suas desavenças
de lado e criassem um lanche que seria metade de cada uma das empresas, uma
mistura de Big Mac e Whopper.
Se pararmos para pensar foi uma
jogada de mestre do Burger King, afinal quem não quer se aproveitar do líder
para alavancar suas vendas e ainda passar a imagem de “bom moço” para a
sociedade, não é mesmo? E o mais importante em sua jogada foi tornar a proposta
pública por meio das redes sociais. Como sabia que o seu rival não aceitaria
tal proposta tal negativa levou a opinião pública a ficar contra o seu rival.
Muito bem planejado sua estratégia.
O que o Burger King não esperava,
o que podemos considerar que nessa situação o feitiço virou contra o feiticeiro,
é que uma rede menor se envolveu, mesmo sem ser convidada, e usando as mesmas
redes sociais que deixaram seu oponente em uma situação desconfortável resolveu
se prontificar para aceitar a parceria. A rede Girafas se prontificou a aceitar
a parceria. O Burger King teve que aceitar a parceria e nesse caso ajudar uma
rede menor a se beneficiar de sua estratégia. Caso não aceitasse o convite da
rede brasileira, provaria que sua única intenção era oferecer ao Mac Donald’s
um presente de Grego, lindo por fora, mas com uma tremenda armadilha em seu
interior - o famoso Cavalo de Tróia.
Bom, agora só nos resta aguardar
o desfecho dessa estratégia e acompanhar como será um lanche de Burger King e
Girafas, será interessante.
Independe dos resultados que
virão, gostei muito da resposta do CEO do Mc Donald’s em sua negativa para tal parceria:
“apenas um telefonema poderia ter resolvido a situação”. Eu concordo com ele,
se a inciativa do Burger King fosse verdadeira não haveria a necessidade de
deixar público seu pedido. Nessa briga de gigantes suas ações são um pouco
controversas e todo cuidado é pouco, ainda mais quando tratamos do poder que as
mídias sociais possuem no sentido de influenciar as pessoas.