segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O marketing na crise



Em tempos de crise sou constantemente abordado por alunos ou microempresários com relação ao que deve ser feito com o seu marketing em épocas como essa que nos encontramos. É claro que não tenho uma receita pronta, porque também acho que não exista essa tal receita para todos os problemas de marketing das empresas, dessa forma apenas tento dar algumas dicas, que podem direcionar as suas estratégias em tais períodos. Assim, nesse momento irei compartilhar os conselhos que dou quando sou abordado com esses questionamentos:
  1. Em épocas de crise o primeiro investimento que será cortado é o de marketing. Não caia nessa armadilha. Sem dúvida alguma é uma grande tentação fazer isso, afinal, ninguém irá investir em propaganda ou marketing nesses momentos de crise, não é verdade? Mais ou menos. Cuidado com esses mitos. Esse é o melhor momento para investir em marketing devido ao fato de que os seus concorrentes estão cortando esses investimentos, e o custo para conseguir espaço publicitário é mais barato e você pode conseguir ótimos descontos, e assim manter sua marca em evidência em momentos de turbulência econômica. Mantendo os seus investimentos, sua marca será sempre a primeira a ser lembrada quando a crise passar.
  2. Esse é o momento de “ir à caça”. Aproveite que os seus concorrentes estão congelados pela crise e tente roubar os seus clientes. Como os seus rivais de mercado estão pensando o que deve ser feito, e quais os investimentos que serão cortados, suas ações para garantir a fidelidade de seus consumidores estarão um pouco letárgicas. E nesse momento os clientes ficam abertos à novas propostas e incentivos de compra. Use esse período para literalmente, roubar os clientes da concorrência, com ofertas direcionadas, ações de incentivo e convites para que troquem de marca porque a sua empresa esta disposta a recebê-los de braços abertos. Estude o que o mercado deseja, e seja o primeiro a oferecer benefícios e ofertas diferenciadas que se enquadrem ao bolso desses consumidores, que nesse momento procuram compras por oportunidade.
  3. Valorize os seus funcionários. Em momentos de crise é natural que os seus colaboradores entrem em pânico, com medo de perder seu trabalho. Nessas épocas é natural que a primeira ação da empresa é a demissão em massa. Pense um pouco mais antes de tomar tal atitude. Lembre-se que a crise irá passar um dia e, quando a prosperidade voltar, você perderá muito tempo em contratar funcionários e treiná-los. Esse tempo perdido pode significar perder mercado quando as vendas voltarem. Aproveite esses momentos para valorizar aqueles colaboradores que dão retorno para a empresa. Use o tempo ocioso para treinar os colaboradores para que se tornem melhores embaixadores de sua marca. Invista em treinamentos que fortaleça a imagem corporativa, sua missão, seus valores e suas estratégias de fortalecimento de marca. Treine-os para roubar, no bom sentido, os clientes da concorrência e para que tenham uma visão de marketing. Se conseguir fazer essa estratégia, não se esqueça de propagar ao mercado, para mostrar que sua empresa se preocupa com os seus colaboradores e não apenas em vender para o mercado.
  4. Invista em propaganda. Aproveite que o mercado está letárgico e que muitas empresas estão revendo seus investimentos, e use o espaço ocioso na mídia para fazer bons contratos de publicidade. Lembre-se que um dia a crise irá passar e os consumidores sempre se lembrarão daquelas marcas que não saíram da mídia e da atenção dos consumidores. Fortaleça o seu posicionamento e lembre-se da famosa frase do Sérgio Zymmam “se quer vender todo dia, faça seu marketing todo dia”.
  5.  Como os consumidores estarão mais seletivos em suas compras, procure demonstrar os benefícios de seus produtos e como sua empresa é melhor que os seus concorrentes para resolver problemas pontuais de mercado. O consumidor pode até deixar de comprar determinados produtos durante esse período, porém alguns outros ele jamais deixará de comprar, será apenas mais seletivo. Assim, procure mostrar os seus diferenciais e como a compra de seu produto ou serviço poderá trazer benefícios para esses consumidores. Mas, lembre-se que apenas conseguirá transmitir esses diferenciais se mantiver os seus investimentos em marketing.
E, seja criativo. Pense em formas diferenciadas de rever os seus investimentos. Não faça como a maioria, que simplesmente cortam os custos das coisas mais fáceis: marketing e folha de pagamento. Lembre-se que isso todo mundo faz, vá além e supere as expectativas de seu mercado. Não seja apenas mais um. Seja a empresa diferenciada. Pense em marketing.

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