O desafio de ir além...

Cada vez que o mercado torna-se maduro, cresce a necessidade das empresa em ir além. Ir além dos produtos oferecidos, de suas propagandas tradicionais, de sua forma de relacionamento com os consumidores, da cópia simples dos concorrentes, das formas de distribuição, enfim, ir além do que o mercado se espera. Tem que existir a busca constante em inovação em suas estratégias de Marketing para conseguir sobreviver neste mercado darwiniano.
Um exemplo desta situação é o mercado de cerveja. Após uma lua de mel com o mercado brasileiro, no qual passou por um crescimento graças ao maior poder de compra de uma classe média ávida por consumir novidades, e por uma grande parte da população trocar a cachaça por cerveja, o mercado está estagnado.
Segundo matéria publicada na revista Exame, quando a renda per capta atinge 22.000 dólares, existe uma estagnação natural e uma queda do consumo de cerveja. Apesar de ainda estarmos na faixa de 11.300 dólares começa a aparecer os primeiros sinais de estagnação. Este processo ocorre porque as pessoas, da mesma forma que trocaram a cachaça pela cerveja, começam, em um processo natural, a experimentar outros tipos de bebidas, como por exemplo, o vinho (atenção comerciantes de vinho, vejam a oportunidade que surge...!!!).
Esta mudança do mercado exigirá por parte da empresas repensar as suas estratégias. Deverão ir além de suas ações tradicionais, com preços mais adequados, pois o preço da cerveja está sempre subindo sem um processo adequado de agregar valor ao produto. Terão que pensar em formas de vender mais litros para os mesmos consumidores com produtos diferenciados, embalagens criativas e promoções mais inteligentes – apenas mulheres sensuais pode ser que não represente vendas substanciais.
Enfim, terão que ir além de suas estratégias tradicionais. Algumas já estão em prática como as embalagens da Skol que se transformam em objetos de arte, embalagens retornáveis e cervejas Premium.
Vamos aguardar a reação das empresas de cerveja e aprender com estas lições, pois, independente de qual seja o seu negócio, esta situação, mais dia menos dia, chegará até você.

Assim, antecipe-se ao mercado e o transforme em oportunidades antes de seus concorrentes.

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