O desafio de ir além...
Cada vez que o mercado torna-se
maduro, cresce a necessidade das empresa em ir além. Ir além dos produtos
oferecidos, de suas propagandas tradicionais, de sua forma de relacionamento
com os consumidores, da cópia simples dos concorrentes, das formas de
distribuição, enfim, ir além do que o mercado se espera. Tem que existir a
busca constante em inovação em suas estratégias de Marketing para conseguir
sobreviver neste mercado darwiniano.
Um exemplo desta situação é o
mercado de cerveja. Após uma lua de mel com o mercado brasileiro, no qual
passou por um crescimento graças ao maior poder de compra de uma classe média
ávida por consumir novidades, e por uma grande parte da população trocar a
cachaça por cerveja, o mercado está estagnado.
Segundo matéria publicada na
revista Exame, quando a renda per capta
atinge 22.000 dólares, existe uma estagnação natural e uma queda do consumo de
cerveja. Apesar de ainda estarmos na faixa de 11.300 dólares começa a aparecer
os primeiros sinais de estagnação. Este processo ocorre porque as pessoas, da
mesma forma que trocaram a cachaça pela cerveja, começam, em um processo
natural, a experimentar outros tipos de bebidas, como por exemplo, o vinho
(atenção comerciantes de vinho, vejam a oportunidade que surge...!!!).
Esta mudança do mercado exigirá
por parte da empresas repensar as suas estratégias. Deverão ir além de suas
ações tradicionais, com preços mais adequados, pois o preço da cerveja está
sempre subindo sem um processo adequado de agregar valor ao produto. Terão que
pensar em formas de vender mais litros para os mesmos consumidores com produtos
diferenciados, embalagens criativas e promoções mais inteligentes – apenas
mulheres sensuais pode ser que não represente vendas substanciais.
Enfim, terão que ir além de suas
estratégias tradicionais. Algumas já estão em prática como as embalagens da
Skol que se transformam em objetos de arte, embalagens retornáveis e cervejas
Premium.
Vamos aguardar a reação das
empresas de cerveja e aprender com estas lições, pois, independente de qual
seja o seu negócio, esta situação, mais dia menos dia, chegará até você.