Um mercado em evolução?
Muitas vezes me perguntam como
satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores para assim conseguir ter
uma empresa orientada para o Marketing. Em algumas situações não tenho tempo de
explicar as bases de um processo mercadológico (como eu gostaria de explicar),
portanto apenas respondo: Faça o básico. Cumpra o que prometeu.
Vejo o ar de frustração com a
resposta, afinal a pergunta foi feita a um profissional de Marketing e queriam
uma receita mágica ou o “pulo do gato”. Mas, em mercados em evolução como o
brasileiro, que ainda estamos aprendendo a ser consumidores conscientes de
nossos direitos, fazer o básico, por incrível que possa parecer esta se
tornando um diferencial competitivo. Sabe por quê? Porque a maioria das
empresas não se interessa em entregar o que foi prometido aos consumidores e,
muitas delas, se aproveitam da boa intenção dos consumidores para enganá-los.
Neste final de semana uma
reportagem na rede Record apresentou como algumas empresas usam o famoso “jeitinho
brasileiro” para enganar os consumidores e poder lucrar alguns trocados em cada
transação. São práticas parecidas como aquelas feitas alguns anos atrás em que
empresas colocavam metragens diferentes (a menor) nos rolos de papel higiênico.
Agora as tramoias vão desde diferenças no peso de bolos em padarias (não é
habito dos consumidores conferirem se o peso da etiqueta é realmente o
verdadeiro) como a famosa tática de encher os copos com gelo e assim oferecer
menos quantidade do refrigerante (o que também não verificamos se realmente a
quantidade que estamos comprando é de refrigerante ou de gelo).
A reportagem foi muito boa, pena
que não mostraram, como faz o Fantástico com o seu teste do Inmetro, o nome das
empresas que usam desta prática para lesar os consumidores. Seria uma ótima
oportunidade de valorizar aquelas que realmente respeitam os seus consumidores.
Infelizmente é uma triste
constatação, mas para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e tornar-se
melhor que os seus rivais de mercado, basta apenas cumprir aquilo que foi
prometido. Somente quando todas as empresas pensarem desta forma poderemos
passar para o próximo estágio e assim pensar em diferenciais para agregar valor
as ofertas.
É a evolução natural dos
mercados.
Este artigo é informação livre. Copie, distribua, envie por e-mail ou publique em seu site. Apenas informe a fonte: http://desmistificandoMarketing.blogspot.com
Este artigo é informação livre. Copie, distribua, envie por e-mail ou publique em seu site. Apenas informe a fonte: http://desmistificandoMarketing.blogspot.com