O caçador e a Coletora
Entender o
comportamento do consumidor é uma das atribuições das mais importantes para um
profissional de Marketing. Pode até parecer frase feita, pois, com toda razão,
muitos podem argumentar que pensar em termos de preço, promoção, ou a
distribuição com o desenvolvimento dos meios virtuais, são os mais importantes.
É claro que muito dependerá do ponto de vista de cada um, mas, se não
entendermos os consumidores, todas as demais estratégias podem não ter o efeito
desejado. Sendo assim, ainda defendo a sua importância para o estudo
mercadológico.
O comportamento do
consumidor, além da importância já citada, requer um trabalho intenso por parte
do marketólogo, o que, naturalmente eu não teria espaço neste post para
explicá-lo detalhadamente. Portanto, irei me ater a um fator muito determinante
na hora de pensar em Marketing: porque os homens são diferentes das mulheres na
hora da compra?
Os homens são
diferentes das mulheres não apenas pelos produtos que compram, mas também como
compram.
As mulheres são mais
metódicas. Gostam de pesquisar, ver todas as opções disponíveis (veja quantas
caixas de sapato um vendedor trás quando atende uma mulher), troca informações
com as amigas (em muitas vezes compram juntas) e vendedores, enfim, é um
processo de compra mais demorado, sistematizado e complexo.
Já os homens são mais
diretos e precisos. Escolhem aquilo que desejam e vão direto como um tubarão
quando sente a presença de sua presa. Não querem ninguém conversando com eles
e, quanto menos conversa existir, melhor.
Mas porque existem
tantas diferenças assim? Talvez a teoria da evolução possa nos explicar.
Estudos mais
detalhados do comportamento do consumidor, tendo como subsidio outras áreas de
conhecimento como a antropologia e biologia, mencionam que estas diferenças
estão gravadas em nosso DNA desde os primórdios. É graças a estas diferenças
que conseguimos chegar até hoje e, naturalmente, por nos beneficiar, ainda
mantemos estas características em uso, por mais que não esteja em nosso consciente. Como os teóricos
afirmam que nossa decisão de compra é quase que 80% tomada no subconsciente, dá
para imaginar a força destes instintos.
Na época, se assim
podemos dizer das cavernas, os homens saiam para caçar enquanto as mulheres
ficavam em casa (ou na caverna). Isso naturalmente ocorria devido as diferenças
em termos físicos entre homens e mulheres.
Em seu processo de
caça os homens tinham que ser certeiros. Ficavam a espreita de sua caça em
silêncio, pois qualquer ruído poderia espantá-la. Quando a avistavam não podiam
errar. Tinham que escolher de forma rápida e direta qual a mais adequada para o
sustento de sua família e... partir para o ataque. Em muitas situações só
teriam uma chance e não poderiam desperdiçá-la.
Já as mulheres além
da cuidar da casa eram as coletoras. Saíam com suas amigas para colher frutos
para a alimentação da casa. Neste processo iam em grupo, conversando sobre amenidades.
Quando se deparavam com uma árvore com frutos tinham que ter paciência e escolher
aqueles melhores. Era um processo meticuloso de escolha, troca de informação
com as amigas e análise das alternativas.
Os homens eram
caçadores que não podiam perder a sua presa. As mulheres eram coletoras que
tinham que escolher adequadamente os frutos.
Notaram alguma
similaridade com as diferenças na hora da compra? O processo de compra não se
assemelha as caçadas antigas, afinal estamos comprando produtos para garantir a
nossa sobrevivência?
Portanto, facilite a
vida do caçador. Deixe que ele domine a situação e escolha a sua presa sem
atrapalhá-lo no processo.
Ajude a coletora a
escolher melhor entre todas as alternativas. Mostre opções e, quando ela quiser
conversar, escute-a.
Notaram como é
complexo entender o comportamento do consumidor? Entenderam porque as mulheres
gostam de conversar sobre o dia que tiveram e os homens, em algumas situações
não tem paciência para ouvir os detalhes e querem saber, logo, o final da
história? As teorias da evolução explicam...
Este artigo é informação livre. Copie, distribua, envie por e-mail ou publique em seu site. Apenas informe a fonte: http://desmistificandoMarketing.blogspot.com
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