O Marketing Viral dos Fones da marca Dr. Dre
O fato de algumas empresas
conseguirem se destacar no mercado, manter um crescimento acima de seus
concorrentes e criar novos mercados em ambientes saturados, não é novidade para
ninguém. Todos nos conhecemos alguma empresa que conseguiram este intento. O
nosso desafio é aprender com estas empresas e tentar replicar o modelo de
sucesso. Pensando desta forma, vou descrever o caso da marca de fones Beats by
Dr. Dre publicado na revista Exame, vincular o caso com os conceitos de marketing,
mais precisamente o marketing viral, para entendermos este modelo de inovação.
Primeiramente eles romperam com
os padrões da indústria de fones de ouvido – um dos pontos fundamentais para
gerar um boca a boca espontâneo, o nosso marketing viral. Enquanto os
concorrentes possuíam modelos discretos, afinal é apenas um acessório, eles contrataram
um ex-diretor de design da Apple e o resultado foi um fone grande, colorido e
espalhafatoso. Isso foi fundamental para gerar um burburinho em torno do
produto (um dos preceitos do marketing viral), pois, a medida que as pessoas
viam o produto na rua, queriam saber do que se tratava, ainda mais se o produto
fosse visto em celebridades como descreveremos à seguir.
Uma equipe de engenheiros gastou
15 meses para produzir um aparelho que pudesse reproduzir com perfeição as
musicas. Este é um ponto fundamental. Um produto para fazer sucesso tem que ter
qualidade superior. Se a qualidade for mediana, dificilmente teremos um boca a
boca favorável.
Como sabemos apenas a criação de
um produto que pode ser visualizado a distância pelo seu formato, não é
suficiente para garantir o seu sucesso e o boca a boca espontâneo. Assim,
começaram com uma estratégia bem direcionada de segmentação de mercado. Suas
estratégias foram direcionadas a jovens de 15 a 30 anos, ligado a musica, com
poder de compra para poder adquirir fones capazes de produzir a pureza das
músicas produzidas no estúdio. Olhe que interessante, eles não segmentaram o
mercado apenas por demografia, mas por fatores psicográficos (estilo de vida) e
comportamental. Foram precisos para entender melhor o comportamento de seus consumidores – uma ótima lição de marketing viral - foco.
E por final, deve-se tirar o
chapéu para a sua estratégia de comunicação, viral, é claro. Usaram a famosa mídia
espontânea para a divulgação de seus produtos – o uso de grandes conectores. Os
fundadores da empresa o rapper e produtor musical Dr. Dree e o seu sócio Jimmy
Iovine aproveitaram a amizade com as estrelas do showbiz como Lady Gaga e
Justin Bieber e os convenceu a experimentar o produto. Devido a sua qualidade superior, os astros se
apaixonaram e, em várias situações, eram flagrados usando os fones. O que aconteceu?
Funcionou como um atestado de qualidade e multiplicou a imagem da empresa como
um vírus, tornando-se acessório obrigatório em celebridades como Nicole Kidman, Kate Holmes e até Neymar.
A última grande sacada foi na final do Super Bowl deste ano. Enquanto
grandes anunciantes chegam a pagar 3,5 milhões de dólares para anúncios de
trinta segundos, os fones da marca Dr. Dree foram vistos por 110 milhões de
pessoas gratuitamente. No intervalo, durante o show da Madona, a dupla de
rappers LMFAO exibiu fones coberto de diamantes da marca Dr. Dre. Bela sacada.
Foi um modelo muito bom para ser
replicado. Assim, ouse, seja criativo e viralize suas idéias...