Como identificar e entender as necessidades e desejos dos consumidores?
Como é de conhecimento da
maioria (ou esperamos que seja a maioria), o marketing pode ser considerado
como a área de conhecimento que tem por objetivo estudar o mercado para
identificar as necessidades e desejos de seus consumidores para que possam
satisfazê-las por meio de um produto ou serviço. Apesar de sua simplicidade em
termos de conceito, a tarefa do marketólogo é um pouco mais complexa.
Esta complexidade por ser
resumida em uma simples questão: como entender e identificar as necessidades e
desejos dos consumidores? Uma das formas (não a única, certo?) de resolver esta
questão é por meio da pesquisa. Em matéria publicada na revista Exame (ver matéria) explora as formas pelas quais as empresas estão utilizando os avanços
e termos da tecnologia da informação para conhecer os hábitos e costumes de
seus consumidores e, assim, identificar mais rápido que os concorrentes suas
necessidades e desejos. Vamos a um breve resumo de cada um dos casos
mencionados e os conceitos relacionados. Antes de mais nada devemos destacar
que esta modalidade de pesquisa faz parte do SIM - Sistema de Informação de
Marketing, que nada mais é do que um catalisador de informações internas e
externas que servem para subsidiar as decisões organizacionais:
A rede de supermercados Target
possuí um departamento composto por estatísticos para cruzar e analisar as
informações de seu banco de dados. O objetivo é entender o que os consumidores compram
e, o mais importante, o que irá comprar - desta forma pode canalizar as suas
ações de marketing com maior eficiência. Por exemplo, com este cruzamento de dados a
empresa sabe distinguir entre as suas consumidoras quais estão grávidas. Como
conseguem isso? Simples, pelos utensílios presentes em seu carrinho de supermercado.
Quando as mulheres começam a adquirir
produtos como algodão, sabonete sem cheiro e vitaminas á base de zinco e
magnésio é sinal de gravidez. Outro conceito interessante que podemos notar
neste exemplo é o da segmentação de mercado. Temos uma segmentação demográfica
(idade e estágio no ciclo de vida), comportamental (relacionamento com o
produto) e psicográfica (estilo de vida).
A Starbucks possuí um
aplicativo para celular para que os consumidores possam registrar as suas compras.
A cada quinze registros vale uma bebida grátis. Como esta simples ação que
incentiva as pessoas a fornecer informações de forma espontânea (um dos
preceitos fundamentais do Marketing de Permissão - se quiser saber mais sobre o
assunto informe) a empresa consegue identificar quais os produtos favoritos de
seus clientes bem como o período de compra. Desta forma consegue entender
melhor que os seus concorrentes os hábitos e costumes de seu mercado e, desta
forma, criar estratégias mais direcionadas.
Estes são exemplos (um simples
e outro mais complexo) de como as empresas podem (e devem) pensar em maneiras
inteligentes para entender os seus consumidores. Boa espionagem para você!!