Neuromarketing: uma marca forte significa....?
Uma marca forte significa...?
Bom esta deve ser uma pergunta fácil de responder. Analisando estudos em
relação as estratégias usadas para se construir uma marca forte, você pode
seguramente afirmar que uma marca forte serve, entre tantas vantagens, para
diferenciar o produto em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos,
como também para identificar um grupo de usuários o que é nomeado de
personalidade da marca, entre outros benefícios, portanto, significa,
diferenciação.
Empresas que trabalham de forma
estratégica a gestão de marca conseguem inúmeros benefícios, veja como as
grande marcas possuem valor, não apenas para os clientes, como também em termos
monetários. A Apple, segundo o Interbrand
é a mais valiosa, sendo que no ano de 2017 teve ser valor avaliado em 184,15
bilhões de dólares, seguido pelo Google com 141,7 bilhões, assim, significa um
adequado retorno financeiro para a empresa.
Apenas estes argumentos já
seriam suficientes para o investimento de uma empresa com as estratégias de
marcas, não é mesmo? Mas e os clientes? O que se passa pela cabeça deles? O que
significa uma marca forte para os clientes?
Os argumentos iniciais
refere-se a parte lógica no entendimento dos consumidores, mas e a parte não
consciente? O que os clientes sentem quando se deparam com uma marca forte? E o
mais interessante, será que os clientes conseguem explicar o que pensam quando
se deparam com uma marca forte? Será que conseguem identificar o que uma marca
forte significa em termos de percepções para os consumidores? Provavelmente
não? Ele pode até conseguir explicar a sua preferência por uma marca forte, mas
quais os sentimentos que sentem quando pensam nestas marcas?
Nós profissionais de
Marketing sempre soubemos o poder das marcas, mas somente agora podemos, com o
auxilio das neurociências aplicas ao Marketing, provar como as marcas podem ser
poderosas para influenciar o comportamento dos consumidores. Em um estudo
realizado na Alemanha, cientistas mostraram aos pesquisados uma série de
imagens de marcas enquanto sua atividade cerebral estava sendo mapeado com
imagens de ressonância magnética funcional – Irmf, e adivinhe qual a conclusão
do estudo? Os pesquisadores indicaram que as áreas do cérebro que recebia mais
estímulos eram aquelas associadas a emoções positivas, recompensa e
identificação própria.
Isto nos mostra a força de
uma marca. A força no estimulo da marca. O que a marca significa para os
clientes. Apenas pelo simples estimulo recebido por meio de uma estratégia de
comunicação, ou pelo contato com uma marca em uma situação, não necessariamente
de compra, como por exemplo a apresentação da marca em um filme, consegue estimular
tantas áreas relacionadas a comportamentos positivos, ou componentes emocionais.
Ao se deparar com as marcas fortes sente-se emoções positivas, como a
felicidade ao consumir uma Coca-Cola (parafraseada em seu último slogan “abra a
felicidade”), o prazer em dirigir de uma BMW, ou o status de uma marca de luxo como uma caneta Mont Blanc. Isso é
muito importante para o estudo do comportamento do consumidor, visto que, se
uma marca esta associada a emoções positivas, a percepção, de forma racional ou
não, indica que o ato de consumidor este produto esta relacionado a um reforço
positivo. Significa que para os consumidores uma marca forte é a tangibilização
da emoção do cliente.
Quando se trata da recompensa
pode-se inferir que quando nos deparamos com uma marca forte nos sentimos
recompensados por receber ou perceber todos os benefícios intrínsecos ao ato de
ter ou usar a marca. A gratificação pelo esforço em adquirir tal produto, e
receber algo por um esforço adicional em uma determinada atividade. Esta
recompensa pode ser em relação a possuir um produto superior, o benefício
recebido ao comprar ou usar o produto, e a redução de custos pela aquisição de
um produto superior. Assim, para os clientes uma marca forte significa
recompensa, a gratificação pelo uso da marca.
Já quando se fala no
sentimento de identificação própria entende-se como uma forma de demarcação do
consumidor como uma pessoa distinta das demais, seja em termos de superioridade
quando pensamos no macho alfa, bem como uma identificação própria em relação ao
grupo no qual pertence, haja vista que pelo fato de procurarmos estar em grupo,
uma marca forte pode trazer um senso de pertencimento, fazer parte de um grupo
de iguais. Uma marca forte significa para os clientes a identificação ou a sua
personificação em relação a um determinado grupo social.
Este relacionamento é
importante porque uma marca forte esta relacionada a emoções. E, sem dúvida
alguma, no cabo de guerra entre emoção e razão a emoção sempre irá vencer. Por
mais que se argumente que compramos um produto apelando pela nossa razão, ao
procurar identificar todos os pontos de superioridade de um produto, é a emoção
que prevalece. Temos por hábito identificar em uma compra todos os atributos
racionais em relação ao concorrente, mas isso ocorre simplesmente para validar
uma decisão que já havíamos tomado emocionalmente. É como se estivéssemos
apenas querendo provar a nós mesmos que por mais que nossa decisão tenha sido
tomada com base na emoção, analisamos todas as escolhas de forma racional.
E o mais interessante, com os
estudos em Neuromarketing pode-se provar o que todos já sabiam, a importância
de uma marca forte. Todos sabiam, mas o Neuromarketing conseguiu provar. Muito
bom, um pouco de cientificidade para o Marketing. Portanto, o que significa uma
marca forte para os clientes? Emoção, e todos fatores que possam trazer
benefícios para as empresas que criam e desenvolvem uma marca forte.