Para entender os consumidores...
Entender o comportamento do
consumidor é uma das tarefas mais desafiantes que existe. Isto devido ao fato
que nós, não apenas como consumidores, mas também, como pessoas, estamos em constantes
mudanças. Mudanças em nossa forma de pensar, de agir e, em nosso caso
específico de se relacionar com as empresas. Ainda bem, pois se estas mudanças
não ocorressem à vida seria muito chata.
Para o melhor entendimento dos consumidores
com o objetivo de satisfazer as suas necessidades e desejos, vários métodos forma
desenvolvidos, desde aquelas que tratam das influências que afetam a decisão de
compra como os fatores Culturais (Hábitos e costumes), Sociais (a pressão dos
grupos sociais que esta inserida), Pessoais (o estágio em seu ciclo de vida)
como Psicológicos (relacionados à motivação) até aquelas que tratam dos
aspectos antropológicos e biológicos. Todos estes métodos são fundamentais para
o entendimento dos consumidores, mas se considerarmos que mais de 85% (alguns
teóricos já falam em 95%) das decisões de compra são tomadas no subconsciente,
realmente existe uma grande tarefa pela frente.
Perante esta quantidade de variáveis
que devem ser estudadas para ter um adequado conhecimento do que leva um
consumidor a adquirir/preferir determinadas marcas ou produtos, uma dica que
dou é bem simples: ouvir.
Para poder entender os
consumidores todo profissional, seja ou não da área de Marketing, deve
desenvolver uma habilidade bem simples, saber ouvir as pessoas. Você já reparou
como os brasileiros gostam de uma boa “prosa”? Diferente de outros países que
as pessoas, apesar de serem muito educadas, não gostam muito de conversar (veja
os norte-americanos, por exemplo), nós gostamos de uma boa conversa, seja no
ponto de ônibus, na fila do cinema e... no ponto de venda.
Ciente de nossa característica
comece a desenvolver a habilidade de ouvir. Sei que é uma tarefa difícil, pois,
com a agitação de nossa vida não temos tempo para nada, inclusive para ouvir os
outros. Mas, tenha certeza que isso irá torná-lo um profissional diferenciado.
Mantenha uma boa conversa com os
seus clientes. Pergunte se foi bem atendido, se todos os produtos estavam
disponíveis (mas não da forma automática como os caixas de supermercado), se o
atendimento foi rápido e cordial, se existe algo que pode ser melhorado (se a
sugestão for cabível, mude, melhore e agradeça a informação), quais os motivos
de escolher a sua empresa, se pesquisou outro produto antes da escolha, enfim, incentive
o seu consumidor a falar e procure ouvir com toda atenção às críticas e
sugestões que ele menciona.
Uma pequena ressalva em relação às
críticas. Fique feliz por recebê-las, pois, quem critica esta dando a chance de
sua empresa melhorar. Aqueles que ficam insatisfeitos e não falam nada,
dificilmente voltarão a comprar.
Devido à cultura do brasileiro de
gostar de uma boa conversa, todas estas informações serão dadas de forma
natural e, o mais importante, este diálogo ajudará a manter um relacionamento
mais íntimo e duradouro com os seus
consumidores. Irá quebrar o “clima frio” que normalmente existe nestes
relacionamentos e, os dois lados irão se beneficiar, os consumidores que se
sentirão importantes e sua empresa por poder melhorar em relação aos
concorrentes de mercado.
Vale a pena tentar, afinal de
contas, quem trabalha com Marketing tem que obrigatoriamente gostar de pessoas
e.... saber ouvi-las.