O Novo Velho Marketing - Questione o seu negócio
O que diferencia uma empresa vencedora, aquela
que é capaz de se adaptar as intensas mudanças que ocorrem na sociedade, é a
sua capacidade de se reinventar. É a habilidade de questionar a seu negócio
permanentemente. É o ato de pensar todo dia em Marketing, debruçar-se todo o momento sobre o seu mercado
para verificar a existência de novos produtos, novas formas distribuição, de
ferramentas de comunicação adaptadas ao seu mercado, de analisar se a sua
proposta única de venda ainda é capaz de fazer com que os seus clientes comprem
mais do seu produto. É o questionamento sistematizado de seu negócio.
Este questionamento deve ser feito mesmo quando a
empresa ocupa uma posição de liderança. Pensar no negócio apenas em momentos de
crise não é algo lógico. No momento em que a empresa passa por dificuldades
toda e qualquer decisão será tomada por forte estresse emocional, o poderá
incapacitá-la de vislumbrar as verdadeiras oportunidades de mercado.
Ao contrário das empresas tradicionais, as vencedoras
se reinventam mesmo sem um concorrente ameaçando a sua liderança (o que é mais
fácil para criar novas oportunidades de mercado sem um concorrente ameaçando
seu futuro negócio), sem que as suas vendas estejam em um processo de declínio
(permite melhores investimentos no novo negócio), sem que a sua imagem esteja
defasada. São empresas que mesmo estando em posição confortável questionam o
seu negócio e lutam para mudar, tanto a empresa como o ambiente. Não esperam
que o mercado mude, elas que mudam o mercado na criação de um ambiente para os
concorrentes tenham que correr atrás e se adaptar.
Um caso de reinvenção de negócio é o da Mauricio
de Souza Produção. Esta empresa líder nacional do setor, e segundo o próprio
Maurício, a segunda maior empresa de quadrinhos do mundo em termos de vendagem,
conseguiu reinventar um negócio lucrativo. Com uma forma de desafiar sua
própria empresa e os preceitos enraizados em sua cultura mudou, ousou e se
reinventou. Desafiou todos os prognósticos e lançou a Turma da Mônica Jovem. O
que parecia uma heresia, e para os pessimistas de plantão, um fracasso, se
tornou um grande sucesso. A empresa teve a capacidade de repensar e questionar
o seu negócio lucrativo. Agora possui o diferencial de acompanhar o gosto e
preferência de seus leitores por diversas fases de sua vida. Em um mercado que
sofre com a concorrência de revistas em quadrinho norte-americanas e japonesas,
consegue reinar como uma das mais vendidas no mercado, simplesmente com uma
formula muito interessante: identificar as necessidades de mercado, entender as mudanças em termos de gostos e preferências
dos consumidores e vender mais para os mesmos clientes. Uma ótima lição de
marketing.
O NOVO VELHO MARKETING
As necessidades de mudanças de produtos,
mercados e abordagens mercadológicas sempre foram necessárias. A diferença é
que atualmente, elas estão mais intensas. Os consumidores estão cada vez mais
informados, conectados e sabedores de seus direitos. Os concorrentes estão cada
vez em maior número. Eles podem estar presentes em todos os locais, pois, a
tecnologia assim permite. Falando em tecnologia, ela é capaz de revolucionar
mercados. Acabar com empresas da noite para o dia. Desta forma, repensar as
suas estratégias de relacionamento com o mercado deve ser um exercício diário.
Deve fazer parte do DNA da empresa.
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