quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Uma questão de posicionamento


Em vários momentos já falei a respeito de posicionamento, mas, a medida que estes assuntos são abordados em sala de aula, acredito ser interessante, em algumas circunstancias, revisita-los. E no caso de posicionamento, vale a pena uma volta.
Quando pensamos em termos de posicionamento, estamos nos referindo ao espaço que uma marca ocupa na mente dos consumidores. E o que ocorre quando ouvimos um determinado atributo e os ligamos, de forma espontânea, a uma determinada marca. Este conceito foi criado por Jack Trout e Al Ries em um artigo publicado na revista Harvard na década de 1970. Apesar da longa data, ainda e bastante contemporâneo. Prova de qua as boas ideas não tem prazo de validade.
Para que uma empresa consiga ocupar este espaço, haja vista a dificuldade existente em virtude da enxurrada de estímulos de marketing que presenciamos todo dia, é necessário uma adequada segmentação de mercado para delimitar o seu publico alvo, e um processo sistematizado para entender o comportamento de seus consumidores. Feito isso, poderá, com base naquilo que o consumidor percebe por valor, estabelecer o seu posicionamento.
Um dos casos que demonstram bem esta concepção é o das pilhas Duracell, aquelas que... duram mais. Esta tão claro seu posicionamento  que esta em seu nome, não apenas em português, mas também no inglês desde a sua concepção (durable + cell). E note que este posicionamento direciona toda as suas estratégias mercadológicas. Suas propagandas são conhecidas pelo seu coelhinho, no qual dura mais que os seus rivais, lembra do coelhinho tocando tambor? Seus produtos são reconhecidos como aqueles de vanguarda em termos de atributos relacionados a... Durabilidade. Note que todas as suas ações estão direcionadas a este atributo. E o mais importante, não adianta tentar copiar, ja esta na mente dos consumidores. Quando isso ocorre, ou seja, uma boa estratégia de posicionamento, não ha quem tire da mente das pessoas. Mesmo que os rivais tentem copiar, não adianta.
E, para finalizar, de quem e o coelhinho citado?  Da Duracell ou da Energizer? Das duas. Nos Estados Unidos a detentora dos direitos de usa-lo é a Enerngizer, mas na Europa é a Duracell.
Enfim, é tudo uma questão de posicionamento.

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