(Novos?) canais de comunicação
Em um mundo cada vez mais
congestionado de informação, com consumidores mais reticentes em relação ás
promessas feitas pelas empresas, pensar em formas diferenciadas de comunicação
é um desafio para os gestores mercadológicos. Um dos desafios é fazer com que
os consumidores venham até a sua organização para obter informações, ou
simplesmente para se divertir. É fugir do estereótipo natural no meio
empresarial onde a empresa vai até o
consumidor e implora a sua atenção.
Seth Godin em seu livro Sundae de
Almôndegas menciona o caso da empresa Blendtec, marca de liquidificador usada
em lanchonetes e restaurantes que pensou em formas inovadoras (inusitadas) para
demonstrar os diferenciais de sua marca. " O pessoal da Blendtec se
aproveitou da infinidade de canais de comunicação ao criar uma série de vídeos
curtos intitulada "Will it Blend?" (Será que vai triturar?). Cada
vídeo apresenta Tom Dickinson, CEO da empresa, vestido com um jaleco branco de
laboratório. Embalado por uma música muito cafona dos anos 1950, Tom coloca no
liquidificador bolas de golfe, latas de Coca-Cola, um cabo de ancinho e cartões
de crédito".
Segundo Godin esta estratégia
teve um custo extremamente baixo, mas proporcionou um bom retorno para a
empresa. A Blendtec conseguiu visualizar canais diferenciados de comunicação
para demonstrar os atributos do produto e, aproveitou-se das mídias digitais
para criar um viral em relação ao seu produto e, faz com que os consumidores
fossem até a sua empresa... se divertir um pouco.