Como a Danone Conquistou o Nordeste
Matéria da revista Exame
(07/03/2012) mostra, didaticamente, o que é uma empresa atenta as oportunidades
de mercado e, naturalmente, uma empresa que pensa em termos de marketing e
conseguindo aproveitar as oportunidades do mercado. Com uma estratégia mercadológica
bem delimitada e focada no consumidor a DANONE assumiu a liderança em vendas de
iogurtes no nordeste.
É de conhecimento de todos que
com o crescimento da economia várias oportunidades estão surgindo em território
tupiniquim. Temos a ascensão da classe C e a criação de vários polos de consumo
com poder de compra e ávidos por novos produtos. Uma região melhor expressa
esta situação é o nordeste.
Com um mercado onde existe uma
intensa concorrência como o sul do país, é natural redirecionar as estratégias
para outras regiões consumidoras, mas, nem todas conseguem. É necessários
adaptações conceituais e o entendimento de que os gostos e preferências dos
consumidores mudam de região para região.
Ciente destas características
da região, segundo a reportagem as classes C e D representam 64% das vendas na
região contra 36% da média nacional, a empresa, com uma adequada leitura de
mercado realizou importantes adaptações em seus produtos e na forma de
abordagem com este mercado.
Como o poder de compra da
região aumentou, mas ainda é restrito, a empresa ofereceu sete itens de seu
portfólio ao valor de R$ 0,99, como embalagens unitárias de Danoninho, saches do iogurte líquido Danito e embalagens
com peso reduzido do Activia. É a compreensão, por meio de uma leitura adequada
de mercado e do estudo do comportamento do consumidor que, as pessoas da baixa
renda querem (e buscam) produtos de qualidade e de marcas consagradas, apenas,
em algumas situações, não tem poder de compra para adquiri-los.Quando uma
empresa permite esta aquisição, os consumidores respondem adequadamente. Isso
quer dizer que os consumidores sempre buscarão os produtos de marca (por
status, pela qualidade, ou simplesmente por acreditar que merecem esta
recompensa). Se não as compram é porque
não possuem condições financeiras para isso, mas, na primeira oportunidade, o
que a DANONE proporcionou, eles respondem com compras substanciais.
Sua estratégia também levou a
retirada de alguns produtos da região como a sua marca de iogurte "Paulista"
pois os consumidores não se identificavam com o nome. Algo natural, pois
remete, inconscientemente, aos moradores da capital de São Paulo e, o
bairrismo, ou o orgulho de pertencer a uma determinada região, prevalecem no
momento da escolha do produtos - mais uma aula de estudo do comportamento do
consumidor.
Também criou uma campanha de
marketing especifica para a região coma
contratação de artistas regionais poucos conhecidos no sul e sudeste e,
para estar mais perto deste mercado e reduzir os custos de logística (o que
ajuda na redução de preço) reabriram a sua fábrica no nordeste.
Um bom exemplo que como as
empresas devem agir para aproveitar as oportunidades que surgem a cada dia.
Foco no mercado, um bom entendimento do comportamento do consumidor e agilidade
(e coragem) para colocar estratégias em prática, ou seja, uma boa lição de
MARKETING.