Desmistificando as 12 tendências para 2012
Um excelente 2012 para todos!!!!
Ano novo, vida nova...Após as festas, vamos começar
a pensar em marketing, não é mesmo? Para aquecer, que tal dar uma olhada nas
tendências para este ano?
O site Trendwatching
publicou, baseado em uma pesquisa realizada com 160 mil profissionais de
negócios em mais de 180 países as 12 tendências para o ano de 2012, vamos a elas:
1. Red Carpet. Os chineses (e para alguns, os
consumidores de países em desenvolvimento, inclusive o Brasil) são os novos
imperadores do consumo. De olho neste contingente de consumidores
"endinheirados" empresas estão, literalmente, estendendo o
"tapete vermelho" para eles. O Hotel Hilton oferece, entre outros
serviços personalizados, check-in em mandarim. Lojas em Miami já estão com
equipes de vendas exclusivamente treinadas para atender aos brasileiros.
2. Diy Health. A crescente preocupação com a saúde
esta conduzindo ao aumento do número de pessoas interessados em monitorá-la. Segundo
o site, já existem 9.000 aplicativos na App Stores para ajudar nesta tarefa. Vão
desde ao diagnostico da malária, teste de audição e monitoramento da pressão.
Poderíamos dizer que é uma evolução do Dr. Google, aquela pesquisa básica que
todo paciente faz antes de visitar o seu médico. Agora, além da pesquisa, temos
o monitoramento.
3. Dealer-Chic. É a busca por melhores ofertas em
termos financeiros. Aquela famosa pechincha, que antes poderia ser algo a
esconder, até mesmo meio "cafona", esta se tornando, principalmente
na Europa e nos Estados Unidos devido a crise financeira, um modo de vida a ser
valorizado. Se antes os consumidores escondiam o preço que havia pago em um
produto em liquidação, hoje fazem questão de mostrar e comentar com os outros.
4. Eco-Cycology. Os consumidores buscarão, cada vez
mais, empresas que se preocupam com a reciclagem. Mas não será somente em seu
processo fabril, mas também no seu descarte após o uso. Não basta apenas se
preocupar com a parte interna da empresa e educar os consumidores para o uso
consciente dos recursos naturais. É preciso cuidar dos "rastros" que
seus produtos deixam pelo caminho. A Nike, atenta a esta tendência e preocupada
com a sua imagem corporativa, já recolheu (e reciclou) mais de 25 milhões de pares
de sapato.
5. Cash-Less. É a tendência do fim do dinheiro
físico. Com as novas tecnologias e com os novos formatos de relacionamento
entre as empresa e os seus consumidores, como o comércio digital e o PayPal, os
valores monetários estão se tornando cada vez mais virtuais. Também temos os
celulares que funcionam como formas de pagamentos em máquinas de vending
machine o que reduz a utilização do dinheiro físico.
6. Bottom of the Urbain
Pyramid (Boup). Com a crescente urbanização e a ascensão da baixa
renda, as empresas deverão começar a pensar em formas eficientes para
atendê-los, como adaptar produtos para
pessoas com dificuldade de leitura, preços adequados ao seu bolso, e uma maior
simplicidade de uso.
7. Idle Sourcing. É a procura por produtos simples,
que possam ser usados sem esforço, que tragam uma ótima experiência de consumo,
que facilite a vida dos usuários. São oportunidades para as empresas
desenvolver produtos que tragam agilidade nas transações comerciais. Os meios
digitais, como os sites de compra, foram um grande avanço, mas ainda existe
muito a ser trabalhado.
8. Flawsome. Os consumidores estão procurando marcas
mais humanas, que admitam as suas falhas e saibam lidar com elas. É o que
deveria ter feito a Toyota quando identificou os problemas em seus automóveis. Ao
invés disso, resolveu escondê-los o maior tempo possível. Este pequeno deslize
causou um belo prejuízo para a marca.
9. Screen Culture. São os espaços urbanos sendo
tomados por telas, cada vez mais, interativas. É a oportunidade que se abre
para as empresa de, em todos os pontos de contato com os consumidores, procurar
formas de interatividade.
10. Recommerce. É a tendência das pessoas em trocar
produtos usados por descontos na compra de um novo produto ou revender aquilo
que já não querem mais.
11. Emerging Maturialism. É a tendência dos
consumidores preferirem marcas que vão além dos limites convencionais em suas
propagandas e promoções. São ações ousadas e que causem um grande impacto como
as antigas propagandas da Benetton.
12. Point & Know. Demonstra a busca, por parte
dos consumidores, em recompensas visuais instantâneas. Com as tecnologias cada
vez mais disponíveis às empresas, é uma forma de, em tempo real, possibilitar informações
instantaneamente via celular ou outros dispositivos móveis, de informações sobre
os seus produtos e inúmeras possibilidades de interação.
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