sábado, 14 de junho de 2008

Mulheres como nós conhecemos


Um dos grandes desafios para as empresas é entender os consumidores e criar produtos que melhor se enquadrem as suas necessidades. Você é consumidor e naturalmente, sempre busca um produto que seja, literalmente, a sua cara. Você procura aquela calça jeans que fique perfeita ao formato de seu corpo; o xampu que melhor combine com o seu tipo de cabelo; a bolsa que demonstre a sua personalidade; o automóvel que evidencie os seus valores e a forma com que encara a vida, enfim, um produto que seja a sua cara.
Ciente desta preocupação dos consumidores e procurando entender a melhor forma de satisfazer as suas necessidades e desejos (o conceito de marketing, lembra-se) a Dove inovou nas formas de divulgação de seus produtos. Em suas campanhas publicitárias saem de cena as famosas modelos com os seus belíssimos corpos esculturais (fora do padrão que conhecemos) e entram mulheres, se assim podemos dizer, comuns. Aquelas mulheres que tanto eu como você podemos encontrar em qualquer esquina, no metrô, no trabalho. São mulheres com um padrão de beleza tradicional, com uma idade acima dos 18 anos de qualquer modelo famosa, com algumas “ruguinhas” já começando a aparecer e com os seus pneuzinhos sendo apresentados de forma charmosa. Tudo isso para dizer a você, consumidor, que a empresa sabe, de antemão, quais são as suas reais necessidades.
Com esta concepção em suas formas de divulgar os seus produtos a Dove tenta, e consegue, com muita precisão nos mostrar que os seus produtos não são destinados as super modelos que aparecem com muita freqüência nos comerciais de produtos de beleza, mas sim, as simples consumidoras, mulheres normais que possuem os problemas comuns, como barriguinhas e celulites, pois, afinal de contas, não são estes problemas que os produtos de beleza tentam reduzir, ou esconder?
Muitos profissionais da área ficaram surpresos com a ousadia da empresa que quebrou um paradigma (a utilização de pessoas comuns em suas campanhas), mas os consumidores, os principais interessados, gostaram da idéia pois perceberam qua a Dove conhece o seu público-alvo, sabe de suas necessidades e tenta, da melhor forma possível, desenvolver produtos para resolver problemas de mulheres normais e não os problemas das super modelos.
Você acha que as modelos possuem problema de acne, pneuzinhos, celulite? Acho que não. Portanto, a Dove representou em suas campanhas publicitárias as verdadeiras pessoas nas quais os produtos são direcionados, as mulheres brasileiras com os seus problemas de beleza e com as suas expectativas em relação a um produto. É o processo de entendimento do consumidor, é o processo de marketing.

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