Dica de Leitura: O cérebro intuitivo

Quem me acompanha sabe que sou um apaixonado pela ciência do comportamento, independente de qual área de estudos seja a abordagem. E, para aqueles que compartilham desta paixão a dica de leitura é de um dos maiores especialistas em cérebro inconsciente.

Em sua obra, O cérebro intuitivo, autor discorre, com base em sólidas evidências científicas, sobre as bases de nossas decisões não conscientes, sendo as principais:

Decisões inconscientes (eu prefiro decisões não consciente, mas está é uma particularidade minha. Quem acompanha minhas aulas ou palestras sabe desta minha preferência) relacionadas aos impulsos e como procuramos justificá-los com a análise pós-fato. Eu sempre comigo exemplifico este fato com o exemplo da compra de um celular, vocês devem lembrar…;

Como nosso cérebro biológico influência as nossas decisões, e foi responsável pela nossa sobrevivência, ainda mais se considerarmos que, estatisticamente, nossa possibilidade de sobrevivência era muito baixa, razão pela qual ainda mantemos tais comportamentos, afinal, tudo que é benéfico para a continuidade da espécie passamos para as gerações posteriores;

Como aprendemos a ser uma máquina de ler expressões faciais, e como ela foi importante para a continuidade de nossa espécie, tanto em termos de procriação, formação de alianças, relacionamentos sociais, entre outras vantagens que influenciam nossos processos decisórios;

Como a seleção natural explica o fato de ainda não termos nos adaptado a todas as mudanças do contexto, fato pelo qual ainda mantemos muito de nossos comportamentos com uma grande similaridade de nossos antepassados das savanas:

O efeito primimg, ou pré-ativação, e suas implicações em nossas decisões;

Aversão a perda, aprendizagem social, efeito da mera exposição, e mais uma quantidade enorme de experimentos científicos que nos ajudam a entender os processos decisórios.

Uma excelente obra… está, dos livros que já li este ano, um dos melhores para quem gosta da ciência do consumo.

Uma excelente dica para quem gosta de desmistificar o comportamento do consumidor, e desmistificar o Neuromarketing.


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