O que você está fazendo pelo Marketing de sua empresa?




Que o objetivo de Marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, agregar valor ao seu produto ou marca, diferenciá-lo dos concorrentes e ter uma filosofia centrada no consumidor, isso todo mundo já sabe, mas o que você está fazendo em seu dia a dia para ajudar o Marketing de sua empresa?

Como já comentamos em várias oportunidades o Marketing de sua empresa é tão, mas tão importante para a organização que não pode ser restrito a uma área departamental, sendo assim, todos os colaboradores da empresa tem um papel fundamental neste processo. Não podemos deixar que apenas o departamento de Marketing pense nos diferenciais do produto e procure agregar valor as ofertas da organização, esta responsabilidade é de todos.

Portanto, faça uma pequena reflexão.... pense nas atividades que desempenhou na última semana: Para quantos clientes você ligou para agradecer o fato dele preferir você ao invés da oferta do concorrente? Quantos “presentinhos” você mandou este mês para aqueles consumidores fiéis?  Ligou para alguém para perguntar se tem alguma sugestão de melhoria em seu produto? Se está satisfeito com o atendimento? Para quantos clientes inativos você ligou para saber o motivo de não voltar a comprar de sua empresa? Qual foi a última vez que surpreendeu o seu cliente com uma oferta especial, com um desconto sem ele pedir ou simplesmente com uma ligação para saber como ele está?

Se todas estas ações são estranhas à você, ou já faz algum tempo que não as usa, pode ter certeza que você não está ajudando muito o Marketing de sua empresa. E olha que surpreender o cliente não custa muito.

Um famoso escritor de Marketing norte-americano conta um caso muito interessante. Ao chegar à um hotel, perguntou ao atendente se em seu quarto tocaria as músicas de sua banda favorita no sistema de som. Após a negativa, acho que não era uma das bandas mais famosas, ele foi para o seu quarto descansar antes de sair para uma palestra. Quando já estava acomodado, ele foi surpreendido com o atendente do hotel batendo em sua porta e o presenteando com um CD de sua banda. “Como no sistema de som do hotel não tem a sua banda preferida, resolvi, para que sua estadia seja a melhor possível, presenteá-lo com este CD.”

Isso é surpreender o cliente. Quanto custou para empresa este pequeno “mimo”? Nada, foi apenas uma questão de Marketing que naturalmente surpreendeu o cliente e, o melhor ainda, foi citado em seu livro e, com toda a certeza, compartilhado com todos os seus conhecido, um verdadeiro boca a boca positivo para a empresa.

E você, qual foi a última vez que surpreendeu o seu cliente? O que esta fazendo para ajudar o Marketing de sua empresa?
 

Postagens mais visitadas