DEZ dicas de Marketing para 2013
Como a
maioria das revistas de negócio lança no início de cada ano uma lista de
tendências, líderes, ideias, produtos e outras formas de entender o ano que
entra, resolvi fazer o mesmo, formulei as dez dicas de Marketing para o a ano.
Espero que gostem e, naturalmente, coloquem em prática.
1. OUÇA OS
CLIENTES. Apesar de lógico para as empresas que pensam em Marketing, nem todas
agem desta forma. Dê ouvido aos seus clientes. Acredite que eles têm boas
ideias. Crie múltiplos pontos de contato para facilitar a comunicação em mão
dupla. Faça com que todos os seus funcionários tenham paciência em escutar
aquilo que o consumidor diz. Afinal são eles que usam os produtos, sabem as dificuldades
e estão prontos para ajudar a sua empresa a melhorá-los.
2. NÃO
NEGLIGENCIE AS MIDIAS SOCIAIS. Não caia no erro de achar que as mídias sociais
são apenas um modismo que logo passará. Este é um dos piores erros que uma
empresa pode cometer. As mídias sociais são uma realidade. O consumidor e o
mercado estão completamente inseridos na era digital. Se você ainda não entrou
na era digital faça o mais rápido possível. E não pense que basta uma pequena
"passada de olho" durante o dia é o suficiente. Contrate um
funcionário para trabalhar em tempo integral nesta função. Quanto antes for
feito, maior será a sua vantagem em relação aos concorrentes.
3.
MARKETING NÃO É UMA CAIXA PRETA. O Marketing de sua empresa não pode ser relegado
a uma área departamental. Satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores
é função de todos. Isso vale para as estratégias de Marketing. Todos dentro da
organização devem saber quais os objetivos e estratégias da empresa. Quanto
maior o número de pessoas envolvidas, maiores serão as chances de sucesso.
Manter o seu Marketing em segredo irá dificultar o alinhamento mercadológico da
organização.
4.
AGRADEÇA AS RECLAMAÇÕES. Chega de achar que cliente que reclama é o chato da
vez. Agradeça aqueles que reclamam. É melhor que eles o façam para a sua
empresa do que nas redes sociais ou em serviços de proteção ao consumidor. Um consumidor
que reclama, além de mostrar que gosta de seus produtos esta lhe dando uma
segunda chance. Não a desperdice.
5. VENDA
MAIS PARA OS MESMOS CLENTES. É senso comum que manter um cliente ativo é mais
barato que conseguir um novo. É uma verdade. Assim, procure conhecer os seus
consumidores. Entenda seus hábitos e costumes e, assim, desenvolva novos
produtos para outras situações ou para aumentar o uso dos já existentes. Parece
difícil, mas basta entender os seus consumidores. Lance novas versões, aumente
ou diminua embalagens, crie novos sabores, ofereça novas situações de uso,
enfim, entenda os consumidores e dê novos motivos para que comprem mais.
6. TREINE
A LEITURA DE MERCADO. O sucesso de uma empresa esta relacionado a habilidade
dos gestores em saber ler o mercado.
Isso significa pensar em Marketing vinte e quatro horas por dia. Quer dizer
entender o mercado em busca de novas oportunidades. É, por meio de uma imersão
no mercado e no ambiente em que os consumidores se relacionam com os seus
produtos ver o que o concorrente não vê. Consegue-se isso com treinamento, com
o gosto de ouvir os clientes para entender o consumidor, com o estudo de
oportunidades em mercados mais desenvolvidos, com todos os funcionários da
empresa pensando em Marketing. Isso permite vislumbrar oportunidades antes que
outros a vejam.
7. PENSE
EM UMA MENSAGEM CRIATIVA. Quando pensar em sua estratégia de comunicação seja
criativo. Pense em formas de comunicação que faça com que as pessoas falem de
seus produtos. Ajude os consumidores a tornar sua mensagem um viral, seja nos
meios on-line ou off-line. Use a abuse dos meios digitais para propagar sua
mensagem, mas, não se esqueça de facilitar a vida destes propagadores.
Desenvolva ferramentas que possam ser facilmente compartilhadas. Mas, lembre-se
que sua mensagem deve vender, o objetivo de toda e qualquer estratégia de
Marketing, caso contrário é perda de tempo.
8.
CANIBALIZE OS SEUS PRODUTOS. Pense todo dia em formas de tornar o seu produto
obsoleto. Pense em melhorias, atingir outros mercados, torná-lo mais barato,
vender para outros consumidores, enfim, seja criativo. Com os avanços
tecnológicos o ciclo de vida dos produtos este cada vez mais reduzido, assim um
mercado não será lucrativo para sempre. É melhor perder mercado para os seus
próprios produtos do que para a concorrência. Se você não pensa em tornar o seu
produto obsoleto, com toda certeza o concorrente estará.
9. NÃO DÊ CHANCE
AOS SEUS CONCORRENTES. Mapeie os seus inimigos de batalha. Compre os seus
produtos, visite suas lojas, converse com os seus clientes, acompanhe as suas
promoções, fale com os seus funcionários, leia o que a imprensa especializada
diz, enfim, faça uma marcação serrada. Não desgrude, nem por um minuto, dos
concorrentes. Encontre os seus pontos fracos e ataque. Identifique os pontos
fortes e se afaste, crie outro posicionamento. Se o concorrente for imbatível
crie um novo mercado para os seus produtos. Enfrentar concorrentes fortes em
seu campo de batalha pode ser suicídio.
10. NÃO
ENTRE EM GUERRAS DE PREÇO. Jamais entre em guerra de preços. Esta estratégia é
usada apenas para empresas que não possuem um diferencial comparativo. Se o
mercado tem interesse apenas em preço ou os concorrentes não possuem um
diferencial que valha a pena pagar mais, o que pode ser uma oportunidade para
criar algo inovador, ou este mercado não é adequado para o seu produto. Nestes
casos reavalie suas estratégias.
Bom, espero
que estas dicas possam ser úteis, e aproveito a oportunidade para desejar a
todos um excelente 2013, com muitas oportunidades de negócio, muita
lucratividade e que consigam realmente satisfazer as necessidades e desejos de
seus consumidores. Pense em Marketing e verá como vale a pena! Saúde, sucesso e
felicidade para todos!
Este artigo é informação livre. Copie, distribua, envie por e-mail ou publique em seu site. Apenas informe a fonte: http://desmistificandoMarketing.blogspot.com
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