Viralize suas ideias, mas com planejamento.
Em épocas de redes sociais no
qual todos estão “conectados” o queas empresas buscam é viralizar as suas idéias
e suas mensagens de Marketing. É pensar em formas de manter sua marca ou
produto como um dos temas mais comentados no Facebbok ou Twitter. Sua empresa
já pensou sobre isso? Se não, ainda pensará. É algo natural. Mas, será que vale
a pena?
Vale! Desde que exista uma
estratégia de sustentação, ou seja, ser um dos assuntos mais comentados não
pode ser o objetivo da empresa, e sim uma forma de comunicação sustentada pelas
demais estratégias mercadológicas de uma empresa. Caso contrário...
Você lembra da cerveja Proibida? Eu não. Bom, para refrescar a sua
memória, esta cerveja foi aquela apareceu no programa Pânico, por meio de duas
modelos “tchecas” que apareciam mencionando que queriam conhecer o Carnaval e
tomar caipirinha. O programa dedicou atenção especial as modelos que acabaram
até por virar estrelas da revista Playboy. Após toda esta exposição soube-se
que se tratava apenas de uma campanha inteligente de Marketing – mais precisamente
de Marketing de Guerrilha – estratégias de baixo custo e alto impacto. Digo
inteligente, pois conseguiram um espaço gratuito na mídia, geraram curiosidade
em relação ao produto e um burburinho espontâneo (Marketing Viral) em relação à
marca... mas, esqueceram da estrutura que deve sustentar toda estratégia
mercadológica.
Como sempre destacamos em nossas
aulas, quando um produto esta em sua fase de introdução no ciclo de vida do
produto deve-se optar por uma estratégia de Relações Públicas para convencer
futuros usuários. Trabalhar de forma segmentada com formadores de opinião para
gerar interesse pelo produto. Se a empresa optar por uma estratégia de massa,
pode ocorrer situações nas quais o produto pode faltar no ponto de venda, não
tenha capacidade produtiva para atender ao mercado ou não tenha verba para
sustentar uma campanha de massa em longo prazo.
Foi o que aconteceu com a cerveja
Proibida. Não que houvesse investido
na mídia de massa, mas a usou para divulgar a sua marca e não conseguiu
sustentar estas ações. Segundo a revista Exame, após 18 meses a empresa tem
algo como 0,5% do mercado. A CBPP (Companhia Brasileira de Cervejas Premium)
fabricante da marca, tem dificuldades de produzir, distribuir e vender sua
cerveja. Enquanto a cerveja estava sendo viralizada na internet, os
consumidores não conseguiam encontrá-la no PDV– não pensaram de forma adequada
da logística. E, não sustentaram as suas ações de comunicação. Acreditaram que
as redes sociais poderiam fazer toda a comunicação sozinha... um engano.
Assim, se tornaram apenas uma Ideia vírus, aqueles assuntos que surgem
com uma força surpreendente, mas duram apenas alguns momentos, depois, todo
mundo esquece. Um bom exemplo de como as estratégias de Marketing não
sobrevivem por si só, deve sempre existir uma sinergia entre todas as áreas
departamentais para sustentar suas ações.
Viralize suas idéias, mas com
planejamento. Bom pensamento mercadológico para vocês!!!