Não esqueça do PDV!
Vivemos um momento interessante
em termos mercadológicos. A infinidade
de mudanças em termos de comportamento do consumidor com o uso das tecnologias
digitais estão deixando os gestores um pouco confusos. A moda agora é investir
no ambiente virtual. Certo, ou melhor, certíssimo, mas não deixe de lado os
outros itens de seu mix de marketing. De nada adianta ser um dos assuntos mais
comentados nas redes sociais se o seu produto não for bom.
Isso se aplica também ao seu PDV
(ponto de venda). Lembre-se que os consumidores usam os meios digitais para
buscar informações a respeito de seu produto, o “Momento Zero da Verdade”
(baixe o livro, é muito bom http://v1.google-zmot.appspot.com/google-zmot-pt.pdf),
mas as compras, em muitas situações, ainda são realizadas no ambiente físico.
Assim, aproveite este momento em
que o cliente se dirige a sua loja e transforme-o em uma experiência
inesquecível. Faça igual a Apple que dividiu o ambiente de suas lojas por
soluções, pois é desta forma que os consumidores procuram seus produtos para
resolver os seus problemas. Ou então como a livraria Cultura que criou um
ambiente no qual você pode sentar, folhear o livro, tomar um café...comprar um
livro é apenas uma conseqüência da experiência, ou do evento, criado em torno
de seu negócio principal. Valorize os sentidos em sua loja como o olfato
(aromas que tenham sinergia com o seu produto); audição - um experimento realizado em um supermercado
norte-americano , descreve que o simples fato de tocar música clássica levou a
um aumento na venda de vinho; tato - ajude o consumidor a manusear ou tocar o
produto – veja as embalagens de brinquedo que possuem um orifício para tocar no
produto, as crianças adoram por poder fazer um test drive antes de pedir o
brinquedo aos pais; componentes visuais principalmente para a localização;
organização da loja de uma forma que facilite a locomoção das pessoas para
achar o produto que deseja; entre outras estratégias – leia os livros do Paco Underhill,
é um ótimo guia para trabalhar o PDV.
Assim, como os consumidores
decidem boa parte de suas compras no PDV, cuide bem deste importante item do
Marketing mix e, principalmente, lembre-se que foi sua empresa que convidou os
consumidores. Se você não houvesse chamado eles não iriam. Portanto, trate seus
clientes da forma que tratamos os nossos convidados!!!