sábado, 13 de novembro de 2010

Uma conversa no Facebook...Sobre kotler

Comentário do prof. Giancarlo Ricciardi

Tá, tá, tá...

A escola do Marketing, como o conhecemos hoje, tem a inegável e imprescindível "mão de Kotler".

Galera... na boa... e os demais autores? Contemporâneos ou não??

Essa concentração no Kotler às vezes me irrita...

Não tenho um pingo de capacidade técnica de tecer qualquer comentário a respeito do Kotler que seja diferente do maravilhoso; mas ele não foi o primeiro e não é o único!

Às vezes me enfureço com os curricula das Universidades quando se trata de Marketing (e bem que tentei mudar um pouco o cenário, falhei...).

Onde estão o Butler (1914 [!!!!] ), Agnew (1941); Anderson;Cox (1948), McArthy (1950 - o criador dos 4 P's),Baumol (1957)...

E onde estão os mais recentes: Williamson, Jay Barney (o verdadeiro contraponto contemporâneo do Porter em estratégia), Peteraf, Porter, Drucker, Wernerfelt (em estratégia pura), Dierickx e Cool, Ansoff, Bain e tantos outros???? Hã?

Gente, recomendo fortemente a leitura da Tese de Doutorado do Prof.
Sérgio Ignácio.

É uma primorosa revisão do Marketing desde a era pós-revolução industrial (1900) até meados de... hoje.

Dêem uma olhada:

http://www.facebook.com/l/79e34z1LVCcxoPyaVIkxnBtXMhA;www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10529

A Universidade Anhembi Morumbi e a Universidade São Judas Tadeu tem o cara em seu corpo docente...

- Sérgio, o conhecimento é público... kd seu segundo livro? WTF!-

Publicado em http://www.facebook.com/profile.php?id=1308471252 há 8 minutos • Curtir

Minha resposta: Verdade Gian, temos inúmeros autores contribuindo para o fortalecimento do marketing. Boa a sua lembrança do Butler, passou pelo marketing, teve a coragem de nomear a área e desapareceu... voltou a ser executivo de empresa, uma pena. na minha tese conto um pouco de sua trajetória.

Não que eu seja contra o Kotler, pelo contrário, mas também acho que o culto demasiado a apenas uma personalidade prejudica o crescimento da área. Valorizar o trabalho de mais intelectuais com toda certeza ajudaria no processo de institucionalização do marketing.

Em relação ao processo de institucionalização do marketing no Brasil, faço uma pequena discussão em meu blog (http://desmistificandomarketing.blogspot.com/2010/09/uma-pequena-reflexao.html).

Em relação a demais autores e o processo de história do marketing, como sugere, segue uma pequena contribuição:

ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/211_58.pdf
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4843
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Novas_formas_de_distribuicao_e_comercializacao_1900_1910_os_primeiros_estudos_em_marketing.htm

Quanto ao novo livro... as ideias não faltam, o que falta é tempo.

ps.: é fabuloso esta discussão, somente assim teremos uma área séria e fértil. Somente com o debate inteligente que poderemos crescer em nossa profissão de marketólogos...

Translate