Desmistificando o Marketing Digital – Erros mais Comuns


Como mencionamos em nossa postagem anterior, o comércio eletrônico, impulsionado pelo avanço da internet, proporcionou uma mudança radical no relacionamento entre empresas e consumidores.
Graças a rede, os consumidores possuem mais informações (não que estejam mais informados) em relação às ofertas do mercado e, assim, se tornaram mais exigentes do que antes da rede, comparando a sua empresa com as demais do mercado.
O problema é que esta comparação não se da apenas entre empresas do mesmo ramo (comparar o banco Itaú com o Bradesco em relação à rapidez com que pagamos nossas contas on-line), mas dos segmentos mais variados possíveis. Você já deve ter percebido aquelas pessoas que conseguiram realizar uma transação eletrônica de um modo muito simples e ágil em uma livraria e compará-lo com o de uma empresa de cosméticos que foi vagaroso e confuso, não é mesmo?
A concorrência sai do âmbito do produto, e entra para o campo do relacionamento com o cliente. Não que esta comparação não existisse anteriormente, sempre existiu, mas com a rede é muito mais intensa, e perigosa para o futuro de sua organização.
Portanto, devido a intensa difusão da rede mundial de computadores e do impacto que gera na vida dos consumidores e das organizações, vamos discorrer à respeito de alguns erros mais comuns que encontramos quando resolvemos nos relacionar com as organizações em termos virtuais.
Muitos sites corporativos não apresentam sua logomarca. Esquecem que o seu endereço eletrônico nada mais é do que uma continuação de sua empresa. Isso sem dizer que não mencionam a sua missão, visão e valores. Parece que tem medo de ser copiadas pelos seus concorrentes. Mas a postura deveria de ser o contrário. Mencione tudo, deixe que os seus concorrentes tenham receio da sua empresa, divulguem, a todo o momento, os seus grandes diferenciais.
A navegação é um exercício de paciência. Muitas vezes possuem tantos efeitos gráficos (aquelas páginas que ficam carregando por intermináveis ...horas) , que temos que fazer outras atividade paralela enquanto aguardamos.
Ou pior, existem tantas entradas e saídas que parece um labirinto virtual. Se você acessar um link errado... adeus, nunca mais encontrará o que realmente deseja.
Muitas empresas imaginam que, por se tratar de um ambiente virtual tudo o mais relacionado, também deve ser. Não informam o seu endereço físico, muito menos o seu telefone. Desta forma, impedem qualquer outro tipo de relacionamento que não seja por meio de seu site.
Possuem letras ilegíveis. Tanto devido ao seu tamanho, esquecem, como a maioria do mercado, do público da terceira idade – ou da melhor idade para ser mais politicamente correto, que estão cada vez mais usando a rede, ou pelo contraste da cor de fundo, com letras pretas em um fundo roxo. Facilite a vida das pessoas, não complique.
Isso sem contar com as mensagens de oferta que enchem a nossa caixa de e-mail. Cuidado. Peça permissão para enviar estas mensagens e, quando for solicitado para retirar o endereço da lista, obedeça! Estou com um relacionamento bastante saudável com uma grande livraria na qual, todo dia sigo as suas instruções para ser retirado de sua listas, mas, após vinte mensagens diárias e consecutivas, ainda continuo a receber as suas ofertas. Respeite a privacidade, e a paciência, de seus consumidores.
Sei que a lista de problemas encontrados é muito maior do que a mencionada, mas destaquei apenas as mais comuns. Em nossa próxima postagem falaremos do que é necessário para ter um bom relacionamento virtual com os seus consumidores.
Até lá!!!

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