Dica de leitura: os dez melhores livros de 2019 (que eu li...!!!)
No ano passado recebi uma sugestão
muito bacana de um aluno: “professor, você não poderia fazer uma lista dos 10
livros que todo Marketólogo deveria ler?” Nossa, achei muito legal a dica, mas
um desafio e tanto, porque, gosto muito de ler e tenho dificuldade em escolher
os 10 melhores, mas a dica valeu, e muito. Este será um projeto futuro. Com
base nesta ideia, resolvi desenvolver esta postagem, qual os 10 melhores livros
que eu li ano de 2019.
No ano passado li e ouvi (agora também
estou usando áudio books) mais de quarenta livros, o que dificultou um pouco
esta lista. Apenas por curiosidade, faço a escolha de minhas leituras tendo
como base três grandes focos: Marketing/negócios – desenvolvimento pessoal –
entretenimento. Para esta lista, o que diga-se de passagem foi muito difícil,
estipulei dois grandes focos: Marketing/ negócios e diversos. A lista também
não está em ordem de importância, mas sim, cronológica. Como sei que vocês
sempre pedem dicas de leitura, caso queiram a lista completa, fique à vontade
para me perguntar.
Então, vamos lá a minha seleção. Após
cada título apresento os motivos que me levaram a esta leitura.
MARKETING E NEGÓCIOS
1. Psychonomics: Como o funcionamento da mente ajuda a definir
nosso comportamento consumidor. Este livro faz parte
de meus estudos de comportamento do consumidor. Tendo como base a economia
comportamental, ajuda a entender os comportamentos, não racionais, dos
consumidores. Motivo da escolha: ajudar o entendimento do
comportamento do consumidor.
2. A fórmula do lançamento. Traz dicas e um
método usado pelo autor para lançamento de produtos no ecossistema digital.
Muito interessante para entender, um pouco mais, estratégias digitais. Motivo
da escolha: melhorar e compreender técnicas de lançamento e desenvolvimento
de produtos.
3. Gestão do Relacionamento e Customer Experience – A Revolução
na Experiência do Cliente. Ajuda a entender o ciclo de cliente, e
consequentemente a gestão de relacionamento. Achei muito legal pela forma
didática de apresentação dos conteúdos, um verdadeiro manual. Motivo da
escolha: entender melhor o ciclo do cliente.
4. Os Inovadores. Este livro apresenta
uma visão histórica completa dos primórdios dos computadores elencando a
contribuição dos pesquisadores (inovadores) que ajudaram a moldar o contexto
que nos encontramos hoje. Motivo da escolha: compreender o contexto
e entender melhor como chegamos até o momento.
5. Isso É Marketing: Para Ser Visto É Preciso Aprender A Enxergar. Bom,
este eu nem preciso comentar porque é de um autor que gosto muito, e já fiz até
uma postagem falando deste livro. Apaixonados por Marketing gostarão da
abordagem e das reflexões contidas neste livro. Motivo da escolha:
fortalecer e questionar os preceitos em Marketing.
6. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma
estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. Este é um verdadeiro
manual que como desenvolver estratégias digitais para as principais
plataformas. Conduz o leitor passo a passo, desde a criação de um avatar até as
métricas para as suas estratégias digitais. Motivo da escolha:
fortalecer as técnicas de Marketing Digital.
7. Marketing e comunicação em tempo real (áudio
book). Mostra reflexões interessantes de como as empresas devem ser ágeis no
contexto digital. A experiência do autor ajuda na reflexão sobre o papel do
Marketing perante uma economia em “tempo real”. Motivo da escolha:
fortalecer e questionar os preceitos em Marketing.
8. Neurodesign: Como a neurociência aliada ao design pode aumentar o
engajamento e a influência sobre os consumidores. Quem me
acompanha sabe que adoro estudar Neuromarketing. Este livro além de apresentar
estratégias de Neuromarketing, apresenta um foco em como melhorar e
potencializar o design para produtos, serviços e comunicação. Motivo da
escolha: ajudar o entendimento do comportamento do consumidor. Fortalecer
os conceitos em Neuromarketing.
9. Organizações Exponenciais (áudio
book). Eu já havia lido o livro físico, e este ano resolvi ouvir o áudio book.
É um panorama rico do contexto digital e nos ajuda a entender como as empresas
que nasceram neste contexto conseguiram crescer e prosperar, além de mostrar um
método que pode ser replicado em outras organizações. Motivo da escolha:
entender os parâmetros que norteiam o contexto atual.
10. Sprint – O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar
Novas Ideias em Apenas Cinco Dias. O livro apresenta um
método inovador para acelerar o desenvolvimento de produtos usado por várias
empresas no momento, como por exemplo, o Google. Muito bom para quem procura
processos mais ágeis para lançamento de produtos. Motivo da escolha:
melhorar e compreender técnicas de lançamento e desenvolvimento de produtos.
11. Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos
Clientes Para sua Marca. O melhor livro de storytelling que já
li, e olha que já forma muitos. Gosto do método que o autor desenvolveu,
simples e estratégico. Motivo da escolha: melhorar as técnicas de
comunicação.
12. Todo Marqueteiro É Mentiroso! Mais um livro do Seth
Godin na lista. Este livro também já fiz uma postagem.
Adoro o caráter provocativo do autor. Motivo da escolha: fortalecer
e questionar os preceitos em Marketing.
DIVERSOS
1. A matemática nos tribunais: uso e abuso dos números em
julgamento. Este livro foi sugestão de um amigo
professor de matemática, porque ele sabe como gosto de estudar análise de dados
e números para a tomada de decisão. Trata de comportamento humano e erros de
análise de dados.
2. Clube da Luta: é o livro que serviu
de base para o filme. Como achei um dos melhores filmes que já assisti, não
poderia deixar de ler o livro.
3. Fome de Poder. Gosto muito de
biografias, porque acho que aprendemos muito com a história de vida de outras
pessoas. Foi o livro base para o filme, com mais detalhes. Para quem gosta de
gestão é uma ótima leitura.
4. Frankenstein (áudio book). Este é áudio faz
parte de meus objetivos de vida de ler (em alguns casos, reler) os clássicos da
literatura, e que clássico!!! Gostei muito. Releitura.
5. A Guerra dos Tronos. As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro 1. Depois de me
apaixonar pelo seriado da HBO, e ficar frustrado com o término, nada melhor que
continuar com a experiência, agora lendo o livro. Já estou no segundo livro.
Com certeza entrará na lista do ano que vem.
6. História da Psicologia (áudio book). Como gosto muito de
entender o que se passa na cabeça dos consumidores, nada melhor que conhecer um
pouco sobre a história da psicologia, permite ótimos insights.
7. Moby Dick (áudio book). O mesmo caso dos
clássicos, e vale a menção… mas que clássico. Releitura.
8. Mourinho Rockstar. Este entra no campo
das biografias. Gosto muito de futebol e nada melhor que aprender sobre
estratégias e histórias de vida tendo como base este polêmico técnico de
futebol.
9. O coach de um trilhão de dólares: O manual de liderança do
Vale do Silício. História de vida e liderança do homem
que foi conselheiro dos mais importantes líderes da atualidade.
10. Odisseia de Homero (áudio book). O mesmo caso
dos clássicos, ajuda a enriquecer nossa cultura geral. Releitura.
Essas é a minha lista e, para variar,
não consegui me restringir a 10 livros…, mas acho que vale as dicas.
Um excelente ano, e boa leitura.