Como entregar experiência aos seus clientes?
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Crédito: Imagem de mohamed Hassan por Pixabay |
Para sobreviver em mercados cada vez mais competitivos, uma
das alternativas mais inteligentes que eu conheço é oferecer uma experiência
diferenciada para os consumidores. Bom, isso deve ser algo que você ouve todo
dia, e tenha certeza, ouvirá cada vez. Isso porque esta forma de relacionamento
com o mercado é um dos pilares das estratégias digitais. Mesmo com a
perspectiva de crise que se apresenta no horizonte, a experiência ainda será um
fator decisivo no momento de compra, mas... o que é experiência? O que é
oferecer uma experiência diferenciada para os consumidores?
Para responder estas questões, pense
um pouco: o que você sente quando visita um dos parques da Disney? Tudo bem,
você deve estar penando que este exemplo não vale, afinal, tudo mundo usa.
Concordo, então vamos começar novamente. Imagine o que ocorre quando você faz
um pedido de um livro pela Amazon (espero que seja o meu próximo livro que
sairá ainda este ano), o processo de compra é fácil, o pagamento ocorre com “um click” e sua tão esperada aquisição chega
dois dias antes do previsto. O que você sente? Ou então quando você vai até
aquela hamburgueria que abriu na esquina de sua casa e o dono vem até a sua
mesa agradecer pela sua presença e menciona que a bata frita é por conta da
casa, o que você sente?
Se você é como eu sentirá que este
processo de compra superou as suas expectativas, portanto, você teve uma
experiência de compra diferenciada. Você tinha uma percepção construída anteriormente,
o mínimo que esperava da compra, e a empresa entregou um pouco a mais do que
estava previsto. Isso é vender experiência. É quando na percepção dos clientes
existe uma entrega de valor maior do que o esperado. Mas... só isso? Então
porque é tão difundido quando falamos do Marketing Digital?
Bom, antes de entrarmos no digital,
posso assegurar para você que estas estratégias não são novidades. Desde que
comecei a lecionar, há vinte anos, eu já falava sobre entregar experiências.
Sempre falei (meus ex-alunos lembram) que em mercado brasileiro, o grande
desafio é apenas entregar o que prometeu, visto que, uma grande parte das
empresas não consegue fazer isso, desta forma, se você simplesmente entregar o
que prometeu já é um grande passo. É uma experiência única.
Este processo é uma evolução
natural. É, se assim podemos dizer, uma evolução do pensamento do Marketing.
Antigamente as empresas se concentravam em entregar bons produtos. Com o passar
do tempo, e consequentemente, as alterações no ambiente, as empresas mudaram e passaram
a entregar produtos juntamente com serviços adicionais para se adaptar ao
mercado, ou seja, os seus diferenciais. Hoje elas entregam experiência. Simples?
Mais ou menos. Pode ser simples de conceituar, mas conduzir este processo é
necessário profundas transformações nas estratégias das empresas bem como a sua
filosofia. É mudar de um foco em desenvolvimento de produto (foco na empresa)
para o desenvolvimento de mercado (foco nos consumidores). Este é o ponto mais
importante no processo: foco nos consumidores. Mas, em qual ponto dos
consumidores? Suas necessidades? Seus desejos? Seus relacionamentos com outros
consumidores?
Tudo isso, mas principalmente, foco
na Jornada do Cliente, ou simplesmente, o estudo do comportamento do consumidor,
mais precisamente, entender o seu processo de compra. Analisar todas as fases
que eles passam no relacionamento com a empresa e trabalhar (se esforçar) para que
cada uma delas sejam rigorosamente adequadas, sem falhas.
É neste ponto que as estratégias digitais se tornam
importantes. O digital potencializa e intensifica as já usuais estratégias de
Marketing. Quando os clientes entram em contato com uma empresa por meio de sua
plataforma digital, ele sempre deixa os seus “rastros” pelo caminho que
percorre, ou se preferir, em uma linguagem mais digital, a sua jornada, a
Jornada do Cliente. É o que nos deparamos na literatura do mundo dos negócios
com a nomenclatura de CX - Customer
Experience, ou outras derivações. É o ato de identificar todos os pontos de
contato e tentar entregar uma experiência diferenciada para os seus clientes,
seja por meios automatizados ou não.
É o que falamos em relação ao Digital potencializar as
estratégias de Marketing. Como a grande maioria dos clientes estão presentes no
ecossistema digital as plataformas, por meio de seus algoritmos conseguem
entender o comportamento de compra, prever tendências, analisar o processo, e
assim, entregar valor melhor que os seus concorrentes e manter relacionamentos
em longo prazo com o seu público alvo, ou seja, entregar uma experiência
diferenciada para os seus consumidores.
Isso é entregar uma experiência para os seus clientes, no
on-line como no caso da Amazon, e off-line da Hamburgueria. Isso sim que é Marketing... o bom Marketing.