Vendas, Propaganda e Marketing... dá para conciliar?
Veja esta propaganda que fez um
sucesso enorme nos Estados Unidos e foi adaptada para outros países com
personagens “malvados” de suas respectivas localidades.
Singela, não é mesmo? Talvez
emocionante... mas, apesar de seu apelo sentimental, das respectivas cópias e
do sucesso que teve no ano de 1979, a mesma foi tirada do ar na primeira
oportunidade. Sabe qual o motivo? Não gerava venda. A propaganda poderia trazer
o apelo sentimental, mas não o retorno comercial esperado.
Este foi o argumento do Diretor
de Marketing da época, o lendário Sérgio Zyman – o mesmo responsável pelo
fracasso da New Coke. Gosto de seu argumento, pois, o objetivo principal de uma
estratégia de Marketing é vender por meio da satisfação das necessidades e
desejos dos consumidores.
Também acredito que a partir do
momento que os profissionais de Marketing tenham o objetivo de vender e
consigam mensurar de forma adequada o retorno de suas ações, talvez consigamos
um espaço adequado e respeitado dentro das empresas.
Mas, lembre-se, concentrar
esforço em vendas é diferente de uma filosofia em vendas. A filosofia das
vendas prega que o objetivo principal de uma empresa é vender, independente da
satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. O que Zyman menciona é
que as empresas devem sempre pensar nos consumidores e naquilo que eles estão
interessados em comprar. Criar produtos
de qualidade, que resolvam aos seus problemas e que, com a satisfação destes consumidores,
a empresa possa vender mais produtos para eles. Isso é Marketing.
Também, que de nada adianta
propagandas memoráveis se as mesmas não se transformarem em vendas substanciais
para as empresas... é para pensar!!